Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

OPERAÇÃO PRENDE QUADRILHA SUSPEITA DE TRÁFICO DE DROGAS E HOMICÍDIOS EM ITAPAJÉ


Uma operação das Polícias Civil e Militar prendeu na madrugada desta quinta-feira, 31, seis homens e apreendeu dois adolescentes suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas, roubos e homicídios em Itapajé, a 142km de Fortaleza. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), as investigações foram realizadas pelas coordenadorias de Inteligência e de Planejamento Operacional.

Ainda de acordo com a SSPDS, os mandados acatados pela Justiça resultaram nas prisões de: Francisco Clerton Laureano Rodrigues, 19 anos; Rondinele de Paula Rodrigues, 21; Flávio Glayson Pinto Quinto, 18; Francisco Diego Mendes de Souza, 22; Antônio Jorge Pinto Quinto 19; e Francisco Marcos Magalhães Marcelino 37. A operação apreendeu ainda dois adolescentes, um de 15, outro de 16 anos de idade.

A Operação Itapajé foi coordenada pelo titular da Coordenadoria de Planejamento operacional (Copol) e da equipe da delegacia Polícia Civil de Itapajé, para onde foram levados os suspeitos.

Redação O POVO Online

INAUGURAÇÃO



Acontecerá neste sábado dia 02 de fevereiro de 2013 a inauguração da loja Baratão da Moda - A Moda que veste Barato! Localizada na Rua Gustavo chaves nº 12 próximo a ponde do senhor Olavo no centro de Itapajé. Loja de roupas e acessórios, sobretudo para o público feminino, disponibilizara de vestimentas de qualidade com preço mais acessível. Afinal você não precisa gastar muito para estar na moda. Visite e conheça a loja Baratão da Moda.


OFERTA DE EMPREGO

FUNÇÃO 
VAGAS 
OBS. 
VENDEDOR 
EXTERNO / PRACISTA 
10 
- Homens ou Mulheres; 
- Acima de 18 anos. 
- Ensino Fundamental Completo. 
(EMPRESAS: CB SAT (CLARO), ELETRO SUPER MAIS, OTICAS LUANA...)  
PADEIRO 
01 
- Com experiência 
(PANIFICADORA EUDES) 
INSTALADOR DE ANTENAS PARABÓLICAS 
01 
- Homem, com experiência na área. 
CONFEITEIRO 
01 
- Homem, com experiência na área. 
TÉCNICA EM ENFERMAGEM 
01 
- Mulheres; 
- Acima de 18 anos; 
- Formação em Curso Técnico em Enfermagem  
- Preferência já possuir experiência mínima 06 meses, que saiba aplicar injeção e aferir pressão arterial. 

GERENTE 
01 
- Mulheres; 
- Acima de 18 anos; 
- Ensino Médio Completo; 
- Preferência, possuir experiência mínima 06 meses, nas áreas administrativas e de gerência de loja; 
MOTORISTA 
01 
- Homem, com experiência na área. 
- Habilitado Categoria B. 
CAIXA 
01 
- Mulheres; 
- Acima de 18 anos; 
- Ensino Médio Completo; 
- Preferência, possuir experiência mínima 06 meses. 
VENDEDOR INTERNO 
01 
- Homens ou Mulheres; 
- Acima de 18 anos. 
- Ensino Fundamental Completo. 
- Preferência, possuir experiência mínima 06 meses. 
ENTREGADOR 
01 
- Homem, com experiência na area; 
- Habilitação ‘A’. 
BALCONISTA 
01 
- Homens; 

Os candidatos deverão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itapajé / Balcão de Emprego SINE/IDT 
Rua José Pinto Cavalcante, 338, Cruzeiro, Itapajé/CE

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PREFEITURAS: Prestação de contas deve ser enviada à CM

Termina amanhã quinta-feira 31 o prazo para que os prefeitos encaminhem a documentação para a Câmara Municipal

Todos os prefeitos de municípios cearenses estão com uma obrigação a mais esta semana. Até a amanhã quinta-feira (31), terão que encaminhar à Câmara Municipal a prestação anual das contas do município relativas ao exercício de 2012. Na Câmara, as contas devem permanecer por um período de 60 dias, à disposição do público, sendo encaminhadas pelo presidente do Legislativo para análise do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) até o dia 10 de abril.

O secretário do TCM, Fernando Diogo, lembra que o encaminhamento das contas do município ao Tribunal deve ser feito pelo presidente da Câmar.

Sempre que se inicia um mandato, é comum vários prefeitos novos informarem à imprensa irregularidades encontradas na administração anterior com o chamado desmonte da prefeitura. Este ano não foi diferente e há casos de denúncias em que até a documentação contábil da prefeitura não teria sido encontrada, o que coloca em dificuldade o novo gestor.

Parecer

No entanto, a obrigatoriedade da prestação de contas é do prefeito. Essa obrigação está expressa no artigo 42 da Constituição Estadual, que, no parágrafo 4º, diz o seguinte: "As contas anuais do Município, Poderes Executivo e Legislativo, serão apresentadas à Câmara Municipal até o dia 31 de janeiro do ano subsequente, ficando, durante sessenta dias, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhe a legitimidade, nos termos da lei e, decorrido este prazo, as contas serão, até o dia 10 de abril de cada ano, enviadas pela Presidência da Câmara Municipal ao Tribunal de Contas dos Municípios para que este emita o competente parecer".

Embora esta seja a norma, na prática, já ocorreram situações em que o prefeito não encontrou a documentação e, para se eximir da responsabilidade, comunicou o fato ao TCM. Também foram registradas situações em que o ex-gestor é quem faz a prestação de contas.

O secretário do TCM, Fernando Diogo, informou que o encaminhamento das contas do município ao Tribunal deve ser feito pelo presidente da câmara e, portanto, quando esse procedimento não é adotado, a cobrança é feita a ele. No caso de as contas não terem sido encaminhadas ao Legislativo, complementa, o TCM abre uma tomada de contas para obter a documentação junto à Prefeitura.

A obrigatoriedade dos novos prefeitos quanto às prestações de contas não se limita às contas de governo, mas também ao Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do último quadrimestre de 2012, o qual deve ser enviado até 45 dias após o encerramento do período ao qual se refere.

Como o Tribunal de Contas dos Municípios funciona como um órgão auxiliar ao Legislativo, não julga as contas de governo, mas analisa os dados apresentados e emite um parecer técnico que é encaminhado à Câmara Municipal, órgão competente para fazer o julgamento.

Balanço

A prestação de contas de governo é composta por várias peças, dentre elas, o balanço geral (orçamentário, financeiro, patrimonial e demonstrativo das variações patrimoniais) com os anexos auxiliares; cópias de leis e decretos de abertura de créditos adicionais e relatório do órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo.

Na análise das contas de governo as irregularidades mais comuns, constatadas pelos técnicos do TCM, dizem respeito à prestação de contas enviada incompleta ou fora do prazo; repasse de recursos à Câmara fora do limite; descumprimento dos limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal; ausência de cópias de leis e decretos autorizando a abertura de créditos adicionais; omissão de extratos bancários; não aplicação dos percentuais constitucionais em educação e saúde; ausência da relação de restos a pagar; não arrecadação de receitas próprias e; não repasse das contribuições previdenciárias, entre outras.

Diário do Nordeste

TEJUÇUOCA, UMIRIM E URUBURETAMA ESTÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS CEARENSES QUE NÃO REGISTRARAM CHUVAS NA PRÉ-ESTAÇÃO EM 2013

Faltando apenas 3 dias para o início oficial da quadra chuvosa no Ceará, 16 municípios ainda não registraram precipitações no primeiro mês de 2013. Os dados são da Fundação Cearense de Metereologogia (Funceme) e compreendem o período de 1º de janeiro até esta terça-feira (29). Os municípios em que não houve registro de chuvas foram: Jaguaribara, Jaguaretama, Solonópoles, Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Mombaça, Catarina, Madalena, Chorozinho, Apuiares, Tejuçuoca, Umirim, Uruburetama, Moraújo e Cruz.

Os municípios de Chorozinho e Moraújo também não registraram precipitações em janeiro do ano passado. No mesmo período, os índices pluviométricos também foram nulos em Itarema, Jardim e São Luís do Curu. Segundo a Funceme, as chuvas da pré-estação registradas nos municípios cearenses foram provocadas pelos Vórtices Ciclônicos de Alto Nível, que têm como característica a curta duração. O órgão ainda afirma que o fenômeno se desloca muito rápido, reduzindo a previsibilidade. O fenômeno chegou a provocar precipitação de 137 mm em Jardim, a 540 km de Fortaleza, causando transtornos na cidade. A previsão para as próxima 72h é de céu parcialmente nublado a claro em todo o Ceará.

Projeção para os próximos meses

A Funceme anunciou na última sexta-feira (25) que os índices pluviométricos da quadra chuvosa em 2013 possuêm grande probabilidade de ficar abaixo de 700 mm, média histórica no Ceará.A média é calculada somando os índices registrados em cada cidade e dividindo pelo número de postos da Funceme, que totaliza 560, em todos os municípios cearenses.

Fonte: Diário do Nordeste

CACHORRO ENGRAVIDA GATA NO INTERIOR DE MG E CAUSA ESPANTO PARA A CIÊNCIA

Em Contagem, interior de Minas Gerais, uma gata engravidou de um cachorro. Para os donos não há razões para espanto porque os dois animais namoram desde a adolescência e foram criados juntos. Mas para dois cientistas, que analisam o caso, a gravidez da gata é um caso estranho para o mundo da ciência e deve ser investigado.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TAPAJÉ:COMANDANTE DO CPI PARTICIPA DE REUNIÃO COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS

Discutir questões acerca do policiamento comunitário nos bairros e Distritos de Itapajé, bem como apresentar as propostas de trabalho da policia militar na cidade. Estes foram os objetivos da reunião ocorrida durante a manhã deste sábado, 26, na sede da  Federação das Associações de Itapaje (FAITA), situado a Rua Francisco José de Oliveira, no Bairro da Santa Rita.
O encontro que foi idealizado pelo presidente da entidade, José Airton Etelvino, contou com a presença do Coronel Edvar, responsável pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI).
Na oportunidade Coronel Edvar pode ouvir atentamente as principais demandas transmitidas pelos presidentes de associações da sede e da zona rural do município e se comprometeu a se empenhar ao Maximo para a população possa voltar a sentir-se segura e poder caminhar tranqüila pelas ruas de Itapajé.

Blog do Clésio Marques

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SOLIDARIEDADE: MULHER QUE PERDEU MOVIMENTOS E SE ALIMENTA ATRAVÉS DE SONDA PEDE AJUDA EM ITAPAJÉ

O senhor Naliel Pinto Araujo procurou na manhã desta quinta-feira (24) o Departamento de Jornalismo da Rádio Atitude FM para pedir ajuda. Naliel está passando por um momento bastante difícil, sua esposa, Clotilde Aleluia Carneiro de Araujo, está enferma desde a manhã do último dia 31 de dezembro de 2012.
Segundo relatos do próprio Naliel, sua esposa, que tem 31 anos e estava grávida, acordou na manhã do dia 31 de dezembro de 2012 com parte do corpo adormecido. Diante de um quadro de inicio de AVC (Acidente Vascular Cerebral), Dona Clotilde foi levada as pressas para o hospital municipal, onde o medico de plantão recusou-se a atendê-la de imediato e sem nenhuma pré-avaliação lhe prescreveu uma medicação a base de calmantes.
Quando acordou, o quadro da paciente havia piorado e ela teve de ser transferida para um hospital em Fortaleza. Diante da situação delicada a equipe medica conseguiu realizar o parto e salvar a criança. Dona Clotilde, porém, ainda não conseguiu se recuperar.
O laudo medico aponta o diagnostico de um AVC hemisférico pós eclampsia. Por conta disto a paciente perdeu o movimento de quase 100 % do corpo e se alimenta através de uma sonda.
Dona Clotilde passa o dia e a noite deitada em uma cama e precisa de ajuda de outras pessoas para realizar qualquer coisa que tenha necessidade.

Atualmente a família conta apenas com a solidariedade de amigos para sobreviver, pois o senhor Naliel teve que pedir demissão do emprego para dar assistência a sua esposa e ao seu filho.
O produto que está sendo utilizado na alimentação de dona Clotilde é o ISOSOURCE SOYA que custa R$ 179,00. Além deste produto a família precisa de fraldas geriátricas grandes, leite do tipo NAN 01 e fraldas descartáveis para o pequeno Rafael (filho do casal). Quem puder ajudar pode entrar em contato com o próprio Naliel pelo telefone (85) 92269545, a residência da família fica situada na Travessa Trajano Mesquita, Bairro Bela Vista em Itapajé.
 
Clésio Marques

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ITAPAJÉ: CAMINHÃO TOMBA NA CE 168


Aconteceu por volta das 14h30m desta quinta-feira dia 24 de janeiro um acidente na CE 168 que liga Itapipoca a Itapajé. O acidente aconteceu mais precisamente na curva conhecida por “curva do Samuel” envolvendo um caminhão do tipo baú de placa OCK 2061 inscrição de Fortaleza que transportava alimentos e seguia de Itapipoca com destino a Itapajé, quando de acordo com o motorista o veículo perdeu o freio e ele não teve condições de controlá-lo. O carro bateu na mureta de proteção o que aliviou a velocidade evitando assim que o mesmo caísse no abismo. O motorista identificado por Wedson Bezerra de Sousa de 31 anos sofreu apenas escoriações e permaneceu no local do acidente até que a carga fosse resgatada pela empresa e o caminhão fosse rebocado. Já o seu ajudante identificado por Cléssio sofreu lesões mais graves e teve que ser conduzido ao hospital municipal e foi liberado logo em seguida. A Policia Militar esteve no local do acidente evitando que a carga fosse saqueada por populares.