Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

APÓS ALERTA: AÇÃO E CRIATIVIDADE REFORÇAM O COMBATE A DENGUE EM IRAUÇUBA

Os trabalhos de conscientização na prevenção contra a dengue têm sido intensificados na gestão de saúde pública de Irauçuba. Além da rotina diária dos Agentes de Combate a Endemias – ACE, os quais realizam constantemente importantes ações preventivas contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, como: mapeamento e parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura para retirada de pneus espalhados pela cidade, distribuição de peixes predadores da larva do Aeds Agyptti em depósitos de água de prédios públicos e residenciais do município, entre outros procedimentos, a Secretaria de Saúde faz campanha de divulgação na Rádio, os Agentes Comunitários de Saúde – ACS são instruídos a informar e auxiliar a população quanto à importância de eliminar criadouros do mosquito, Irauçuba ainda conta com palestras da enfermeira Umbilina Fernandes da Unidade Básica de Saúde – UBS, José Rodrigues Mota do Bairro da esperança juntamente com sua equipe de ACS nas escolas da sede para alunos da rede pública estadual e municipal que estejam instaladas dentro da área de atuação da referida UBS. A palestra é ministrada de forma lúdica e interativa, onde os jovens participam, fazendo e respondendo perguntas e também tem a oportunidade conhecer uma simulação humana do mosquito da dengue, protagonizada pela ACS Vera Lúcia Freitas.

Na última estatística do Ministério da saúde divulgada em 16 de março do corrente ano o município aparece em sinal de alerta com índice de 2,3% de infestação, Porém vale ressaltar que na estatística de outubro de 2014, Irauçuba apresentava índice de 3,7%. Graças ao trabalho intenso da Secretaria de Saúde, através dos ACE foi possível reduzir consideravelmente os riscos da doença, muito embora esse resultado ainda não seja satisfatório tendo em vista que a meta é reduzir os índices de infestação do vetor da dengue a menos de 1% em Irauçuba, afirma Paulo Thadeu Duarte, chefe do setor de combate a endemias.

Por Jô Pinheiro

SEU MERCADINHO EM ITAPAJÉ, SEMPRE COM PROMOÇÕES, OFERTAS E UM ÓTIMO ATENDIMENTO, GALPÃO DOS FEIRANTES - CENTRO. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário