Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

ITAPAJÉ: PM FISCALIZA CAÇA ILEGAL DE AVOANTES NAS PROXIMIDADES DA RPPN MÃE-DA-LUA

Avoantes fazem migrações periódicas no nordeste do Brasil e visitam anualmente o interior do Ceará, inclusive o município de Itapajé. Nas últimas semanas, milhares de avoantes apareceram em toda a região e também na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mãe-da-lua e suas redondezas no distrito Serrote-do-meio.

As avoantes são muito perseguidas por caçadores. Desde a chegada das aves no início de maio, estou ouvindo diariamente entre 5 e 20 tiros de espingarda perto da reserva, em áreas onde há avoantes e também outras aves como juritis e talvez jacus.

Para prevenir a continuação destas caçadas ilegais, a Associação Mãe-da-lua registrou um Boletim de Ocorrência e entregou um ofício ao Tenente-Coronel Ricardo Moura, comandante do 11º Batalhão em Itapipoca, e ao Capitão Marinho, comandante da PM de Itapajé, solicitando uma ação policial para parar com o uso ilegal de armas de fogo e a caça ilegal nas redondezas da Unidade de Conservação.

A Polícia Militar respondeu à solicitação. Na última quarta-feira, dia 20 de maio, os policiais flagraram uma pessoa com espingarda em Serrote-do-Meio e apreenderam a arma. No dia seguinte, uma equipe da PM visitou várias casas vizinhas à Reserva. O Capitão Marinho conversou com os moradores e explicou que armas de fogo não registradas, inclusive espingardas do tipo "socadeira", são proibidas e que matar avoantes é crime ambiental. Ele pediu ao pessoal de ajudar na proteção das aves silvestres e de desistir da caça. O Capitão da PM avisou também que, futuramente, haverá mais fiscalizações nas redondezas da Reserva Mãe-da-lua.

Depois da ação da PM nos dias 20 e 21, os tiros diminuíram, mas não pararam totalmente. A Associação Mãe-da-lua agradece aos comandantes e à equipe da Polícia Militar pelo apoio generoso e bem organizado.


Mardem Lopes

O MAIS COMPLETO GUIA COMERCIAL DE ITAPAJÉ, AS MELHORES OFERTAS DA CIDADE VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário