Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

ITAPAJÉ: SERVIDORES DA FUSEC TEMEM SER VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA

Não é de hoje que os servidores do hospital municipal João Ferreira Gomes (Fusec) trabalham temerosos de que a qualquer momento podem ser vítimas de violência. Agressões verbais e abordagens ríspidas aos funcionários daquela unidade não são incomuns. O período mais delicado corresponde aos plantões de finais de semana. A unidade de saúde tem poucos recursos, apesar da dedicação da maioria de seus colaboradores. A falta de estrutura e a necessidade de encaminhamento para outras unidades em Caucaia e Fortaleza são na maioria das vezes a causa dos desentendimentos entre servidores, pacientes e familiares.
Outra ameaça à integridade dos funcionários públicos diz respeito ao atendimento de pacientes com extensa ficha criminal envolvidos em tiroteios e outras ocorrências graves. O temor é que durante esses atendimentos, os algozes das vítimas invadam a unidade para mais uma vez atentar contra a vida destes.
No último final de semana um homem visivelmente alterado invadiu de motocicleta a recepção da Fusec e em tom intimidatório “recomendou” que os plantonistas tratassem imediatamente um familiar que necessitava de atendimento. O homem chegou a ameaçar fisicamente as pessoas que estavam de serviço naquele instante.
O pequeno efetivo da Polícia Militar e a necessidade de rondas ostensivas em toda a sede do município inviabilizam qualquer possibilidade de manter um policiamento permanente na frente da unidade hospitalar. A solução seria a implantação de uma cabine fixa da Guarda Municipal com presença constante dos agentes públicos. Mas para tanto a estrutura da Guarda Municipal de Itapajé teria que passar por investimentos e aumento de efetivo. Quando foi criada em 2001, a corporação contava com 20 membros e hoje tem 10. Destes, apenas oito estão trabalhando no serviço operacional. Além disso, os guardas teriam ainda que passar por treinamento adequado e o ideal é que fossem equipados com instrumentos não letais de contenção de distúrbios. Seja qual for a solução imaginada, uma providência urgente tem que ser tomada antes que um evento mais grave aconteça.

Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário