Páginas

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

RISCO A SAÚDE: PREFEITURA TEM SIDO CONIVENTE COM ABATE CLANDESTINO DE ANIMAIS EM ITAPAJÉ

Há pelo menos dois meses animais criados em Itapajé não estão sendo mais abatidos no matadouro público de Tejuçuoca. A informação foi confirmada pelo secretário de agricultura da cidade vizinha, João Matos. Segundo ele, os marchantes deixaram de abater os bovinos e outros animais de açougue no matadouro público daquela cidade sem nenhuma justificativa. O abate de animais oriundos de Itapajé em Tejuçuoca foi uma alternativa encontrada pela Prefeitura de Itapajé para minorar os prejuízos causados aos criadores, marchantes e, sobretudo, à população pela interdição do abatedouro de nosso município, ocorrida em dezembro de 2014. O custo de transporte era bancado pelo poder público itapajeense durante o breve período que durou a parceria entre as duas prefeituras. Tudo indica que os animais estão sendo novamente mortos em Itapajé de forma clandestina.
Coibir o abate de animais em lugares sem higiene e expostos a sujeira deve ser uma preocupação do poder público municipal, mas a gestão “Juntos Fazemos Mais” vem negligenciando esse dever.  É de fundamental importância para o consumidor saber a procedência das carnes no momento de adquiri-las, pois os riscos de contaminação durante o processo de abate e transporte são grandes. O perigo maior é a toxinfecção alimentar, que pode levar à morte. Mas existem outras doenças que são transmitidas dos animais aos seres humanos, causando uma série de problemas.
Ministério Público
De acordo com fonte segura, denúncia contra o abate clandestino de animais já foi levada ao Ministério Público, inclusive com a comprovação em fotos da matança irregular. A Promotora de Justiça Valeska Catunda Bastos, que foi designada para assumir a 2ª Promotoria da Comarca de Itapajé, deve ficar incumbida de averiguar o caso tão logo volte de férias. Ver matéria completa no Blog do Mardem Lopes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário