Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

CHUVAS ELEVAM PARA 20,05% O VOLUME DE ÁGUA ACUMULADA NO AÇUDE IPUZINHO DE ITAPAJÉ

Nesta terça-feira, dia 26, o açude João Lira Magalhães (Ipuzinho) chegou à marca de 20,05% de volume acumulado. Em números absolutos o índice representa aproximadamente 850 mil m3. Em nove dias a recarga foi de 4,63 pontos percentuais, algo em torno de 200 mil m3. Apesar de ainda estar longe de atingir sua melhor marca, alcançada em 09 de julho de 2015, quando foi registrado volume acumulado de 40,25%, a reposição hídrica possibilitada pelas últimas chuvas deve garantir o abastecimento ininterrupto da sede do município pelos próximos meses com possibilidade concreta de elevação dos níveis do reservatório a partir de novas precipitações chuvosas.
De acordo com a Funceme, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis é responsável pelo registro de precipitações no Estado. Mas segundo o instituto de meteorologia, apesar de trazer chuvas importantes para a recarga dos açudes, as precipitações não têm relação com a qualidade da quadra chuvosa, entre fevereiro e maio, já que nesse período o sistema que atua é a Zona de Convergência Intertropical. O Vórtice Ciclônico de Altos Níveis deve continuar atuando até meados de fevereiro. 
Chuvas
O volume de chuvas acumuladas em Itapajé no mês de janeiro já é de 175,4 mm, 96,7% maior do que a média histórica, que é de 89,3 mm.  Por Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário