Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2016

ITAPAJÉ ESCAPA À REGRA E QUADRA INVERNOSA DE 2016 FICA DENTRO DA MÉDIA HISTÓRICA, AÇUDE IPUZINHO ULTRAPASSA OS 60% DO VOLUME DA ÁGUA ACUMULADA

A quadra chuvosa deste ano no Ceará foi 45,2% abaixo da média histórica e 2016 entra para a lista dos anos em que tivemos as dez piores secas da região desde 1951. Desde 2012, o Estado tem apresentado precipitações abaixo da média histórica. As precipitações insuficientes para garantir a segurança hídrica dos cearenses atingiram todas as regiões do Estado, no entanto alguns poucos municípios escaparam à regra.
O município de Itapajé representa uma exceção. Neste ano choveu 869,6 milímetros (mm), 0,9% acima da média histórica, que é de 861,5 mm. Apesar disso, os números não representam um quadro ideal de chuvas. A média de precipitações pluviométricas não é considerada alta e os números não refletem a disparidade de chuvas observada entre a região serrana e o sertão. Os dois ecossistemas, embora muito próximos, apresentam níveis diferentes de chuvas. Enquanto na serra, mais notadamente na região de Santa Cruz, as chuvas deste ano foram um pouco mais generosas, a região de sertão que compõe o território itapajeense sofre com a escassez e com a ausência de reservatórios para acumular a água.
Açude Ipuzinho
O açude Ipuzinho apresenta 62,25% de volume acumulado, melhor marca já registrada desde sua construção. Isso representa aproximadamente 2,64 milhões de metros cúbicos. Com o uso racional, a água armazenada será suficiente para abastecer a sede do município até a próxima quadra invernosa.

Mardem Lopes
ÁGUA COM QUALIDADE CERTIFICADA PELA ANVISA. 
LIGUE, FAÇA SEU PEDIDO 992105088 PERERINHA DISTRIBUIDORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário