Páginas

sábado, 29 de outubro de 2016

CRIANÇA ITAPAJEENSE ESTÁ ENTRE OS SELECIONADOS PARA PARTICIPAR DA CIRURGIA DE CORREÇÃO DO LÁBIO LEPORINO

Um dia de muita expectativa para Anderson da Cruz de Castro e o filho dele, Nicolas, de 11 meses. Às 3 horas da madrugada desta sexta-feira (28), deixaram o município de Itapajé, a 125 km de Fortaleza, para participar da triagem da Operação Sorriso no Hospital Infantil Albert Sabin, da rede pública do Governo do Ceará. "Se Deus quiser, espero meu filho passar na triagem e que dê tudo certo. É um sonho de pai e, mais na frente, o filho vai reconhecer a importância", disse.
O Albert Sabin está recebendo a Operação Sorriso pela 21ª vez. Neste ano de 2016, o objetivo é realizar 70 cirurgias de correção de fissuras no palato e lábio. Nesta sexta-feira, os pacientes estão passando por uma triagem, com entrevista e realização de exames dos pacientes. Os testes devem verificar se a criança ou o adolescente está apto a participar do processo cirúrgico. "Eles devem ter entre seis meses e 17 anos, e precisam estar bem de saúde, sem febre, sem gripe, isso é importante", explicou a enfermeira Daura Porto, coordenadora da Operação Sorriso no hospital. 
Ainda segundo Daura, a gravidade e a idade da criança também são levados em consideração na escolha do paciente. “Quanto mais grave e mais velho, maior a prioridade”, disse. O filho de Anderson, Nicolas, tem apenas a fissura no lábio. Mas, segundo o pai, na cidade de Itapajé a cirurgia não é realizada e a família não tem condições financeiras de vir a Fortaleza regularmente passar pelo processo de consultas e exames que o Albert Sabin oferece. 
"Então, o mutirão, que faz logo tudo, é nossa chance", disse Anderson, acrescentando, "nesse momento, ele (Nicolas) sofre muito preconceito. Essas pessoas são uns heróis, saírem das casas deles para fazer essa cirurgia, é tão importante pra gente. O preconceito dói na gente." Segundo Daura Porto, todos os fatores citados por Anderson são avaliados pela equipe da Operação Sorriso. "Não à toa, a maioria das pessoas que procuram o mutirão, são aquelas famílias mais humildes do interior do estado", afirmou.

As cirurgias deste ano ocorrerão entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, no Hospital Albert Sabin, que fica na Rua Tertuliano Sales, 544, bairro Vila União. Ao todo, 50 voluntários de diferentes regiões do Brasil e também de outros países participarão da 21ª Operação Sorriso em Fortaleza.
Assessora de Comunicação do HIAS
Diana Vasconcelos
(85) 3256-1574
imprensa@hias.ce.gov.br
NA LOJA OS MELHORES PREÇOS EM PEÇAS AUTOMOTIVAS, DESCONTOS NA COMPRA À VISTA E/OU PARCELAMENTOS ESPECIAIS NO CARTÃO. MECÂNICOS DE PLANTÃO PARA EXECUTAR SEU SERVIÇO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário