Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2011

AÇÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria Estadual de Saúde (SESA) iniciou na tarde desta segunda-feira (28) o combate ao mosquito da dengue no município de Itapajé com carro fumacê. A borrifação de inseticida com auxílio do fumacê elimina apenas mosquitos adultos e não tem a mesma eficácia com os ovos prestes a eclodir, dessa forma um novo ciclo de infestação pode ter início. Para evitar este problema o trabalho será complementado através dos agentes de saúde e agentes de endemias. O carro fumacê trabalha em dois turnos, manhã e a tarde. A orientação é para que a população abra portas e janelas quando da passagem do veículo pelas ruas da cidade para que o inseticida tenha ação dentro das residências. De acordo com técnicos da SESA, a dosagem do inseticida utilizada na borrifação não apresenta riscos à saúde humana. Para minimizar os riscos da dengue a população deve eliminar possíveis focos do mosquito, que se reproduz em água parada. A operação fumacê no município se estenderá até sexta-feira dia1º de abril.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

terça-feira, 29 de março de 2011

RISCOS DE ANDAR PELA BR 222


A triste realidade dos motorista que precisam trafegar pela BR 222 no município de Umirim. Os riscos de acidentes são constantes por que os motoristas precisam muitas vezes andarem pelo sentido contrario da via para tentar desviar dos buracos. As crateras no asfalto chegam a formar engarrafamentos.




sábado, 26 de março de 2011

GINCANA

O centro educacional cenecista São Francisco de Assis CENEC-Itapajé realizou na noite da sexta-feira dia 25 de março a VI Gincanomania com a participação das equipes: PINK e LARANJA formada por alunos de todas as series, pais e professores do colégio. O evento teve  como objetivo o engajamento dos alunos, pais, professores e comunidade de Itapajé nas festividades de aniversário do colégio que em 2011 esta completando 56 anos.  O evento foi apresentado pelo locutor Maikon Rios e a equipe vencedora foi à equipe PINK formada por alunos da educação infantil 4,1° ano, 3° ano, 5° ano B, 7° ano, 8°  ano A, 9° ano B, 1° cientifico, 3° cientifico, pais e os professores indicados. A equipe vencedora recebeu troféu.

ACHADO DE CADÁVER

Por Rafael Barbosa repórter da Atitude FM

Um achado de cadáver movimentou o plantão policial na manhã desta sexta feira, 25 de março de 2011, por volta das 7:00h a policia Militar foi acionada até a localidade de Armador, os policiais receberam a informação de que no riacho que corta aquela localidade o corpo de um homem havia sido encontrado, ao comparecer no local a policia constatou que tratava-se de Francisco de Mesquita Pinto de 58 anos, residente na localidade de Sitio Santo Antonio nas proximidades daquele distrito. De acordo com informações da policia a causa da morte pode ter sido afogamento, o corpo da vitima foi recambiado para o Instituto Medico Legal de Sobral.

quinta-feira, 24 de março de 2011

SUSTO

Foto simplesmente ilustrativa
Aconteceu na manhã desta quinta-feira dia 24 de março um acidente envolvendo um ônibus que fazia o transporte de alunos do curso de turismo da escola de educação profissional Adriano Nobre de Itapajé. O veiculo seguia para a cidade de Paracuru transportando cerca de 40 alunos. De acordo com as informações, no distrito de croata no município de São Gonçalo do Amarante o ônibus estava parado quando um caminhão teria colidido na traseira do veiculo. Ninguém ficou ferido.

MATADOURO PÚBLICO DE ITAPAJÉ

Em entrevista ao repórter Maikon Rios do departamento de jornalismo da rádio Atitude FM, o promotor titular da 2ª promotoria da comarca de Itapajé, Dr. Wander Timbó, informou que entrará na justiça com ação civil pública solicitando a interdição preventiva do matadouro público municipal. O representante do Ministério Público informou que a decisão foi tomada após acompanhar denúncias quanto à precariedade das condições de funcionamento do matadouro municipal feitas pelos vereadores e pela imprensa local. Dr. Wander informou que já instaurou procedimento administrativo e produziu relatório contendo documentos e fotografias que constituem provas de que a situação é grave. Ele ainda deverá convocar a secretária de agricultura, Raimunda Maria Alves Sales, para tratar do assunto, mas adiantou que ao ouvir entrevista da secretária na rádio Atitude FM, nesta terça-feira, 23, considerou que as tentativas da titular da pasta da agricultura de fazer crer que a situação não seria tão grave não foram convincentes. Após a interdição deverá ser feita uma perícia para avaliar as reais condições do equipamento público. Dr. Wander demonstrou interesse em conhecer pessoalmente o local, mas disse que as provas de que dispõe são suficientes para a ação civil pública. Por fim deixou claro que sua intenção não é de punir o município. Ao contrário, deseja com essa ação eliminar os riscos à saúde pública. “É um risco à saúde pública de todos nós. Então o município tem que criar mecanismos para construir [um novo abatedouro] ou reformar esse matadouro. Do jeito que está não tem condições de continuar funcionando”, completou.
Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

quarta-feira, 23 de março de 2011

SÓ EM ITAPAJÉ

Em Itapajé tem de tudo. Imagina só você, se a sua geladeira não estiver se sentindo bem, pode ser Dengue, leve-a para o hospital, La um técnico ou digo melhor “médico” vai consultá-la. Rua Major Barreto nº 490.

ITAPAJÉ PODERÁ TER FEIRA DE GASTRONOMIA E ARTESANATO

O Articulador do SEBRAE Agência de Itapipoca, Everaldo Peixe, esteve na manhã desta terça-feira (22), no município de Itapajé, fazendo juntamente com técnicos, o estudo de viabilidade para implantação da “Feira do Artesanato e Gastronomia de Itapajé”. O local escolhido para sediar a feira foi o estacionamento do Terminal Rodoviário, que além de espaçoso, fica bem próximo da BR 222, por onde trafegam diariamente muitos turistas. Segundo Everaldo, a feira acontecerá semanalmente e, é intenção do SEBRAE e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Halley Oliveira, colocar no local reservado, 60 tendas, onde abrigaram os Artesãos do município e os Mestres da Gastronomia Itapajeense. A inauguração da feira está prevista para sexta-feira Santa, dia 22 de abril e, a idéia é que aconteça sempre as sextas e sábados.

Fonte: Blog do Adriano Furtado

DIRETÓRIA DA ASSOCIAÇÃO DOS MOTOTAXITAS FOGE DE ENTREVISTA

A Diretoria da Associação dos Mototaxitas de Itapajé se reuniu na tarde desta terça-feira (22), na Sede da entidade que funciona no Centro comercial Zé da Penha, Centro de Itapajé. Sabendo do encontro, eu, Clesio Marques, Repórter da Rádio Guanacés AM fui até a sede da associação para tentar ouvir os advogados responsáveis pela criação da entidade. Chegando ao local me deparei com uma cena no mínimo inusitada.... Fui atenciosamente bem recebido pelos que lá estavam e o advogado, Dr. Aurivan um dos membros da mesa diretora tentou fazer a apresentação dos que se encontravam naquele ambiente, quando para minha surpresa, com exceção da Presidente da Associação, Drª Viviane Pinheiro os demais não sabiam quais eram seus cargos na mesa diretora. Até mesmo o próprio Dr. Aurivan não soube explicar de forma clara e objetiva qual sua posição na diretoria da Associação dos Mototaxitas de Itapajé. E na hora da entrevista outra surpresa, Drª Viviane pediu para analisar todas as perguntas antes de iniciarmos a gravação e no final de tudo ela acabou não respondendo nada. E pediu para que uma nova data fosse marcada. A apresentação da mesa diretora da Associação dos Mototaxitas de Itapajé aconteceu no último dia 18 de janeiro em um encontro no auditório da Secretaria de Educação e, de lá para cá a entidade conseguiu apenas 15 filiados.
Fonte: Blog do Clésio Marques

terça-feira, 22 de março de 2011

TENTATIVA DE ASSALTO A MOTOTAXISTA EM ITAPAJÉ

Por volta das 21 horas de segunda-feira dia 21 de março no bairro cajazeiras em Itapajé o mototaxi de nome Aldemir Pereira da Silva de 41 anos sofreu uma tentativa de assalto. A vítima sofreu várias perfurações nas costas por uma arma branca e foi socorrido para o hospital local. O acusado evadiu-se sem deixar pistas. A polícia já tem um suspeito.

Rafael Barbosa Repórter

REFORMA NO GINÁSIO POLIESPORTIVO SARAIVÃO

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Itapajé, Halley Oliveira, informou que já está autorizada pelo prefeito Padre Marques a reforma do Ginásio Poliesportivo Saraivão. Segundo Halley, a recuperação da praça esportiva acontecerá em duas etapas. A primeira será em caráter emergencial, onde será restaurada toda a estrutura que compromete o funcionamento do ginásio, como por exemplo, iluminação, vazamentos, goteiras e pintura. Já na segunda etapa, será restaurada toda á coberta do ginásio e deverá ser feita também a ampliação dos Banheiros. O secretário informou que, o projeto da primeira etapa deverá ser concluído ainda esta semana.
Fonte: Blog do Adriano Furtado


sábado, 19 de março de 2011

OBRAS

O Prefeito Padre Marques durante pronunciamento na Câmara Municipal de Itapajé na manhã da última quinta-feira (17), por ocasião da reunião com Deputado Federal Danilo Forte e com o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal no Ceará, Dr. Odilon Soares anunciou vários investimentos em Itapajé. O chefe do executivo municipal revelou que já dispõe de recurso no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil Reais). Verba que será destinada para reforma completa do Mercado Público de Itapajé e também para a reforma da Praça Assembléia de Deus (Praça do Povão).  Outro investimento também garantido é através do convenio do município com o governo do estado que garante para Itapajé uma escola técnica orçada em mais de R$ 700.000,00 (setecentos mil Reais). A data de inicio das obras não foi informada pelo prefeito.

quinta-feira, 17 de março de 2011

CONCURSO

O governador Cid Gomes anunciou durante a inauguração o 33º Distrito Policial (DP), no bairro Goiabeiras em Fortaleza, na ultima quarta-feira dia 16 de março, a realização de concurso público para investigadores e três mil policiais militares. A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança pública no Estado. Na solenidade, o governador informou também que vai contratar todos os aprovados no último concurso para delegado. Com isso 120 novos profissionais passarão a integrar o efetivo da Polícia Civil do Ceará.  De acordo com Cid Gomes, o Executivo destinou R$ 75 milhões para a compra de viaturas para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além de R$ 33,5 milhões em fardamentos. A decisão de Cid Gomes de realizar concurso público e convocar os candidatos aprovados para o cargo de delegado atende a antiga reivindicação do Sindicatos dos Delegados da Polícia Civil e da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Ceará. As duas entidades denunciam falta de efetivo para garantir a segurança pública no Estado. Os seus dirigentes, reiteradas vezes, alertam para a necessidade de contratação de PMs e de policiais civis, além de delegados.
Fonte: Diário do Nordeste


DENUNCIA!

O vereador Dr. Idervaldo Rodrigues Rocha, denunciou em pronunciamento da sessão legislativa desta quarta-feira (16), o atentado à saúde pública que está acontecendo em Itapajé. O edil expôs a situação calamitosa em que se encontra o matadouro público municipal. Ao fazer uma inspeção de surpresa no lugar, nesta terça-feira (15), ele constatou que os currais estão completamente deteriorados, próximo à pocilga de confinamento dos suínos há uma grande poça de lama que acumula centena de vermes, instrumentos como balança estão enferrujados e a limpeza é dificultada porque a motor que puxa água do cacimbão que abastece o matadouro está quebrado. O mais grave, no entanto, relatou o vereador, é que não há mais veterinário para fazer a inspeção ante e pós-morte dos animais ali abatidos. O profissional é fundamental para verificar as condições de sanidade animal para posterior consumo humano. Ele afirmou que animais doentes são abatidos e a carne vendida a um preço bem inferior ao de marcado. Dr. Ider disse que “está oficializada a carne de moita em Itapajé”. O parlamentar informou que comunicou a situação ao promotor titular da 2ª promotoria da comarca, Dr. Wander Timbó e lembrou que no passado o então promotor da cidade, Dr. José Egídio Coelho Júnior, interditou o referido matadouro por bem menos. Por fim, Ider disse que teme pela saúde da população. No matadouro público de Itapajé os animais são abatidos a marretadas, método condenado por convenção internacional promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os animais devem ser abatidos com pistola pneumática, método que reduz o sofrimento do animal, causando morte instantânea. A secretaria de agricultura de Itapajé não dispõe de tal equipamento.

Fonte:BLOG DO MARDEM LOPES.

ITAPAJÉ TEM POTENCIAL PARA TER AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

O deputado federal Danilo Forte, esteve em Itapajé nesta quinta-feira (17), acompanhado do superintendente da CEF no Ceará, Dr. Odilon Soares para participar de reunião, na câmara municipal de vereadores. A pauta do encontro era a possibilidade de reabertura de uma agência da Caixa Econômica Federal no município. Assim como em outras ocasiões Danilo ressaltou a importância que esse momento representa para Itapajé, pois a CEF é o banco responsável por grande parte dos financiamentos de projetos sociais do governo federal. A instalação da agência do banco em Itapajé dependerá da celebração de parcerias nos diversos segmentos da sociedade local para que a unidade bancária tenha sustentabilidade. Poderes constituídos, comércio e a população de modo geral precisam aderir à CEF para que a agência possa operar com êxito. Dr. Odilon, revelou que a Caixa tem interesse em retomar suas atividades em Itapajé e que um recurso num valor acima de 1 milhão de reais já estaria sendo reservado pela instituição para tornar esse sonho uma realidade. O líder Político e empresário Elhiú Bastos Lira junto com seu irmão e Presidente da Câmara municipal, vereador Batista Lira fizeram todo o levantamento socioeconômico de Itapajé e dos municípios da região que serão diretamente beneficiados com a implantação do banco na cidade. Esse estudo foi fator decisivo para que CEF manifestasse interesse em retomar as atividades em Itapajé.
Fonte: Blog do Clésio Marques

RISCO


A cada dia esta mais difícil a trafegabilidade de veículos pela BR 222, um dos trechos mais críticos da via é entre os municípios de Itapajé e Umirim. A estrada esta muito esburacada por conta das chuvas que estão caindo no Ceará. Andar nesse trecho é enfrentar um perigo constante, os veículos tentando escapar dos buracos assumem a mão contrária havendo o risco de acidentes, os carros quebram causando prejuízos incalculáveis, à noite, a velocidade reduzida propicia a ação de marginais. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) até esta tentando da uma manutenção para minimizar a gravidade da situação mais a quantidade de buracos é muito grande para os poucos homens que estão trabalhando na BR. Resta-nos aguardar uma solução emergencial. Enquanto isso sofremos todos, motoristas e passageiros o martírio que é trafegar pela BR 222.

quarta-feira, 16 de março de 2011

IMPORTANTE

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapajé (SISPUMI), irá ao Ministério Público local, na manhã desta quarta-feira, 16 março, para fazer algumas reivindicações ao Promotor de Justiça, Dr. Vander Timbó. Segundo a vice-presidente do SISPUMI, Marcisa Loreto, uma comissão foi formada para reclamar do precário atendimento no Setor Pessoal da prefeitura de Itapajé e também, solicitar do promotor a solução do problema que envolve alguns servidores lotados em escolas, que estão sendo obrigados a trabalhar aos sábados sem receber remuneração.

Fonte: Adriano Furtado, repórter da Rádio Guanacés AM.


VELHO CONHECIDO DA POLICIA É LESIONADO A FACA NO GALPÃO DOS FEIRANTES

Por volta das 20:10 horas desta segunda-feira, 14 de março, a polícia militar flagrou um menor de 16 anos portando um facão enquanto transitava pela Rua Olavo Cavalcante. O menor foi levado até a delegacia de Polícia Civil onde foi instaurado um ato infracional com base no artigo 19 da LCP – Lei das Contravenções Penais. Por volta das 20:40 horas de segunda-feira, a polícia militar registrou uma lesão corporal, cometida no bairro Esmerino Gomes. José Iranildo da Silva Matos, conhecido como Paulista, foi lesionado a faca por um indivíduo identificado como Francisco Fabio Pires Duarte. O acusado evadiu-se do local e a vitima foi levada ao hospital municipal João Ferreira Gomes e de lá transferido para Fortaleza. Na manhã de terça-feira, 15 de março, o indivíduo Francisco Rafael da Costa, conhecido pela alcunha de “QUARENTA” foi lesionado a golpes de faca, no galpão dos feirantes, no centro de Itapajé. A vítima apresentava cinco perfurações consideradas leves. “QUARENTA” foi conduzido pela polícia até a unidade hospitalar do município, onde foi atendido e logo em seguida liberado para a sua residência. O autor das perfurações evadiu-se do local da ocorrência sem deixar pistas. A vítima já tem várias passagens pela polícia.

Departamento de jornalismo da Rádio Atitude FM


O PROBLEMA NA SAÚDE DE ITAPAJÉ É CRÔNICO!

O problema na Saúde de Itapajé é crônico. Prefeito após prefeito tem tentado, sem êxito, vencer este desafio. Aja visto que Kelsei Forte, em sua gestão, herdou um grupo de servidores solidários ao gestor que o antecedeu, Batista Braga, e que segundo muitos fez de tudo para que a saúde no município não desse certo, principalmente o atendimento no hospital municipal. Com a saída de kelsei, acende ao poder executivo o Prefeito Padre Marques. E Hosana Monica é nomeada secretária de Saúde, filhado município, tentou de todas as formas, porem sem sucesso, minimizar o problema. Os PSFs passaram a funcionar com certa regularidade, mas o atendimento primário de Urgência e emergência no hospital continuou debilitado. Numa demonstração clara que a deficiência não é apenas de infra- estrutura ou de equipamentos, mas sim de pessoal. O prefeito mudou de secretária e a coisa progrediu, os PSFs foram fortalecidos, passaram a funcionar por algum tempo com equipes completas, depois deu uma declinada. E os problemas da saúde permaneceram inalterados, precários, como sempre. Recentemente o prefeito sofreu forte pressão da câmara municipal e entendeu ser melhor trocar de secretária novamente, mas infelizmente o gestor municipal não tem condição de trocar todos os servidores do hospital municipal. Por tanto sinal de alerta, o problema continua.


Fonte: Tabosa Filho da Rádio Guanacés AM.


INSCRIÇÕES

A Secretaria do Trabalho e Ação Social de Itapajé, através do Projeto Gestante Saudável, abre inscrições para o Curso " Gestante Adolescente". O curso atende á adolescentes gestantes com até 21 anos. As inscrições estão acontecendo no Projeto ABC e exige os seguintes documentos; Xerox da RG, CPF, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Cartão Pré-Natal e Titulo de Eleitor. O curso oferece 25 vagas e terá uma duração de três meses além de ser totalmente gratuito.


Fonte: Adriano Furtado

segunda-feira, 14 de março de 2011

AFOGAMENTO

Por volta das 17h00min horas deste domingo, dia 13 de março, a forte chuva que caiu em Itapajé aliada à imprudência acabou resultando em uma tragédia. Josileide Maria Andrade Carneiro, 43 anos, morreu depois de ser levada pela correnteza de um rio no lugar conhecido como Caieiras, na Rua José Magalhães, no bairro Padre Lima, próximo ao Campus Nova Vida. Segundo testemunhas, a pesar de apelos dos populares para que não se arriscasse ela teria tentado atravessar o rio logo após uma forte chuva. O corpo de Josileida, mais conhecida como “Josa” foi arrastado por cerca de dois quilômetros e resgatado por populares nas proximidades da ponte do Vapor. Segundo a polícia militar, a vítima estava na companhia de sua irmã e ao tentar atravessar o rio, foi surpreendida pela força das águas. “Josa” ainda foi leveda ao Hospital Municipal João Ferreira Gomes, mas já chegou sem vida. A vítima seguia para sua residência localizada na Rua Otavio Pinto de Mesquita, no bairro Esmerino Gomes, e tentou cortar caminho atravessando o rio. A chuva que caiu em Itapajé neste domingo registrou 20mm, mas a sensação de que teria sido maior foi causada porque o volume de água caiu em apenas 25 minutos.

Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM

DECLARAÇÃO

DECLARAÇÃO
CLARA! Eu descobri em você um sentimento que eu procurava em tantas com quem fiquei, mas não encontrei. Tudo que eu queria estava tão perto e eu não sabia, talvez até imaginasse, mas não me atrevia a descobrir sozinho, que bom que você me mostrou o caminho. Ficar com você tem me ensinado que eu sou capaz de amar. Eu estou descobrindo que sou capaz de fazer alguém feliz e que bom que esse alguém tem sido você. Minha AMIGA, minha AMANTE minha COMPANHIA. Publicamente eu perdi a conta de quantos dias a gente esta ficando, mas intimamente, tão somente eu e você sabemos, e esse tempo pra mim já é motivo para comemorar. Um BEIJOOOOOO!!!!
Se você amigo (a) internauta gosta de alguém, não se omita em dizer, nunca se sabe o dia de amanhã, surpreenda! Declarações regam a semente do amor plantada no inicio de qualquer relacionamento. Regando-a ela cresce e aparece. Maikonrios.blogspot.com kkkkkkkkkk tô feliz, É DE LASCAR!!!

LEÃO DA CARNAÚBA CAI DE QUATRO NO VIEIRÃO

Mostrando um futebol regular na tarde deste domingo (13), o Leão da Carnaúba foi goleado pelo São Miguel por 4 a 0, e deu adeus as suas chances de conseguir chegar às semi-finais da Copa Regional 2011. Com a vitória o São Miguel consagrou sua classificação e na próxima fase vai enfrentar o Juventude que bateu o Independente por 5 a 4 na cobrança de pênaltis. A primeira equipe a garantir vaga nas semifinais da competição foi o Cruzeiro de Irauçuba que no sábado (12) venceu o Vila São Raimundo por 6 a 5 também nos pênaltis. A equipe da Terra da Amizade aguarda seu adversário que sairá do confronto entre Novo Horizontino e Topa Tudo. A partida acontece nesta terça-feira (15).

sábado, 12 de março de 2011

ANIVERSÁRIO

Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre, fundada em 09 de março de 2009, comemorou nesta quinta-feira (10) seu 2º aniversário. A escola realizou uma passeata pelas ruas da cidade, da qual participaram núcleo gestor, educadores, alunos e pais de alunos, que se dispuseram em pelotões compostos pelo pelotão dos professores, alunos caminhando, pelotão dos alunos de bicicleta, além de alunos pilotando motocicletas e os pais, que participaram da manifestação seguindo o cortejo em seus automóveis. A comemoração chamou atenção da população da cidade pela organização.
O núcleo gestor da Escola Adriano Nobre dentre outros componentes é formado pela diretora Silvandira Mesquita e os coordenadores Paulo Eduardo, Francisco José e Lenilda.
Fonte:http://eeepadrianonobre.wordpress.com/
Foto blog do Clésio


CARÊNCIA DE MÉDICOS

O Programa Saúde da Família em Itapajé tem 14 unidades para dar assistência à população, mas no momento há carência de médicos em três equipes da Sede do município (Pedra Branca, Parque Carnaubinha e Bela Vista), e a falta de unidades específicas para o programa causam problemas no atendimento. A nova Secretária de Saúde, Nerilene da Silva, que assumiu a pasta a pouco mais de 15 dias, enfrentará um grande desafio para estruturar de fato as unidades de saúde da família em Itapajé. O programa busca tratar o paciente dentro de casa, através do trabalho de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, agentes comunitários e dentistas. As equipes são instaladas em unidades básicas de saúde, tornando-se responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes devem atuar diagnosticando precocemente as doenças, fazendo um acompanhamento regular do paciente, além de esclarecer as principais ações de prevenção.
Fonte: Blog do Clésio Marques

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DE ITAPAJÉ

Na sexta-feira 04 de Março, a diretora de uma escola da rede pública em Itapajé teve que desarmar um de seus alunos, que tinha ido armado para a sala de aula. Fato este registrado no Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de policia civil. E ainda mais o adolescente ameaçou danificar o patrimônio escolar, tentou agredir o vigia e em seguida ameaçou voltar com seus companheiros, fato que aconteceu após alguns minutos, quando o mesmo juntamente com seus três companheiros, invadiram a escola por cima do muro, mas os mesmos não conseguindo de volta a citada faca, ameaçaram em voltar com um papoco (arma de fogo). Inadmissível é adiar providências enquanto se buscam as causas da violência escolar e nos perdemos em um labirinto de "achismos". De um lado, muitos crêem que as escolas são autoritárias, sufocam os alunos e favorecem sua agressividade. Outros acham que falta mais disciplina. De que lado nós estamos? O melhor a fazer contra a violência é criar projetos de médio e longo prazo que levem a compreender e solucionar o problema. Mas há episódios que pedem atitudes imediatas. Veja como agir nas seguintes situações:
Aluno armado na escola: Só converse se sentir que há condições. Comunique a direção, que deve informar a polícia. Esta precisa abrir processo no Juizado da Infância e da Juventude.
Ameaça ao professor: Faça um boletim de ocorrência (BO), peça intervenção do Conselho Tutelar, converse com os pais e a comunidade. Em último caso, é possível pedir a transferência do aluno.
Agressão: Informe a direção e a diretoria de ensino e faça um BO, de preferência com a presença de seu superior. Se o agressor tiver menos de 12 anos, é obrigatória a convocação de um representante do Conselho Tutelar.
Arrombamentos e furtos: O BO é obrigatório, pois a escola é patrimônio do Estado (ou uma propriedade privada).
Suspeita de abuso em casa: É obrigação da escola comunicar o Conselho Tutelar. O mesmo vale para casos de ausência prolongada do estudante.
Fonte: Blog do Mardem Lopes


sexta-feira, 11 de março de 2011

FARDAS NOVAS

Depois de muitos comentários na Rádio atitude FM sobre a precária condição do fardamento dos agentes de trânsito a situação foi resolvida pela administração municipal. Os agentes de trânsito e os guardas municipais trabalham com novas fardas. Para a guarda municipal apenas parte do fardamento novo foi entregue e a promessa da administração é que toda a equipe deva receber as fardas até a próxima semana, já os agentes de trânsito tiveram toda a equipe munida de suas vestices novas com cores mais agradáveis a vista de quem acompanha o trabalho dos agentes no centro de Itapajé. Na foto o agente de trânsito Ulisses e o guarda municipal Macildo.

SORTE GRANDE! VEREADOR TEM CARRO ENCONTRADO

O blog É DE LASCAR!!! Ajudou a encontrar o carro hilux de placa HYI 8235, preto, de propriedade do vereador em Itapajé RAIMUNDO VIEIRA DE LIMA, conhecido por Raimundo Policia, o veiculo foi tomado de assalto por dois bandidos no dia 24 de novembro de 2010 no bairro de Fátima em fortaleza, por volta das 18 horas, o carro era dirigido por um amigo do vereador conhecido na cidade por Láu. De acordo com o motorista ele foi abordado por dois indivíduos que o ameaçaram com um revolver e pediram que ele rapidamente saísse do veiculo. Agora três meses depois do roubo o carro foi apreendido com a placa clonada. Uma pessoa que trabalha na central de seguros da delegacia de roubos e furtos no estado do Piauí, quando o carro foi apreendido com a placa clonada foi deu inicio a uma investigação sobre a procedência do veiculo e em meio às pesquisas na internet o blog É DE LASCAR!!! Foi acessado conseguindo a seguradora assim chegar ao vereador de Itapajé verdadeiro proprietário do veiculo. O carro já esta com o dono o vereador “Raimundo policia”. A sorte do vereador é que o carro não havia sido desmanchado e estava circulando no estado do Piauí.

quinta-feira, 10 de março de 2011

MISSA

Os fiéis católicos lotaram nesta quarta-feira dia 09 de março a igreja matriz de Itapajé, a missa da quarta-feira de cinzas foi presidida  pelo padre Arnoldo pároco da cidade. Os presentes compartilharam as cinzas que tem o seguinte sentido: Na Bíblia, encontramos relatos no Antigo Testamento, e também na época de Jesus, de pecadores públicos se que vestiam com panos de saco e colocavam cinzas na cabeça e no corpo como sinal de arrependimento. Era um sinal visível de mudança de vida. O pecador reconhecia suas ofensas a Deus e passava a fazer jejum e penitência.  A igreja estava completamente lotada.

CRIME EM ITAPAJÉ

Por Rafael Barbosa repórter

A polícia registrou na noite desta quarta feira, 09 de março de 2011, o segundo homicídio do ano no município de Itapajé. O fato se deu por volta das 21h30minh quando na Rua Joaquim Helio Magalhães no Conjunto São Francisco II, Luiz de Gonzaga Ferreira Alves de 43 anos, residente na Rua Gerardo Furna, bairro Exposição, teve sua vida ceifada com um tiro nas costas e uma perfuração por arma branca no abdome, de acordo com informações do plantão policial dois indivíduos que já foram identificados são acusados de praticarem o homicídio. A policia informou ainda que o crime foi praticado por motivos banais, haja vista que a vitima não tinha envolvimento com coisas ilícitas e não tinha passagem pela policia. O corpo foi levado para o IML de Sobral, os dois acusados evadiram-se do local sem deixarem pistas de seus paradeiros.
Detalhe
O primeiro homicídio do ano ocorreu por volta das 20h30minh de quinta feira, 27 de janeiro de 2011, no bairro Esmerino Gomes em Itapajé, quando Valdecir Gomes de Sousa de 30 anos, que residia na Rua 01 do Conjunto São Cristóvão, ele teve sua vida interrompida com uma perfuração fatal a altura do pescoço causada por arma branca, o acusado trata-se de Marcos Joel da Silva Pinto que, logo após praticar o crime evadiu-se do local sem deixar pistas. Este homicídio teria sido motivado por uma rixa antiga entre vitima e acusado.

sábado, 5 de março de 2011

CONQUISTANDO ESPAÇO

Por Maikon Rios repórter
Transportar passageiros dos interiores em carros chamados de “horários” para as sedes dos municípios é profissão só de homem?! Pelo meu conhecimento em Itapajé e nas cidades da região tendo, por exemplo, Irauçuba, Uruburetama, Tejuçuoca e Umirim que são cidades mais próximas esse trabalho é explorado apenas pela classe masculina. Mas um caso nos chama a atenção, um carro do tipo F 4.000, comumente adaptado para esse tipo de trabalho é guiado por uma mulher. Em meio aos motoristas homens que disputam passageiros no centro da cidade de Itapajé está ela, Ana Paula Silva Matos de 22 anos, a jovem faz o transporte alternativo de passageiros da localidade Umari em Tejuçuoca para Itapajé nos dias: Segunda Quarta e Sábado saindo do distrito as 06h30min horas da manhã e retornando da cidade as 10h00min horas da manhã. A jovem é habilitada na categoria AD, portanto tem habilidade para guiar este tipo de veiculo. O carro pertence ao pai da moça que inclusive, disse a nossa reportagem que esta solteira à procura de um namorado. São as mulheres a cada dia mais conquistando espaço em meio à sociedade.


GOVERNADOR CID GOMES ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DO AÇUDE DE ITAPAJÉ

Por Maikon Rios repórter
O governador do Ceará Cid Ferreira Gomes esteve na manhã deste sábado dia 05 de março em Itapajé para a inauguração da CE 168 trecho de Itapajé para assunção em Itapipoca, na ocasião o governador assinou oficialmente a ordem de serviço para a construção do açude de Itapajé. Participaram do evento muitas autoridades, o prefeito municipal Padre Marques, os seus secretários, prefeito Edilardo do município de Tejuçuoca, prefeito Walter Junior de São Gonçalo do Amarante, prefeito Junior do município de Caridade, os deputados José Airton Cirilo, padre Zé, José nobre Guimarães, Zezinho Albuquerque, Edízio Pacheco, Bethe Rose, Téo Menezes, Rogério Aguiar, Sergio Aguiar, João Jaime dentre outras autoridades o superintendente do Departamento de Edificações e Rodovias do Estado do Ceará - DER/CE o Dr. Quintino. No tocante a ordem de serviço do açude de Itapajé o governador Cid Gomes em seu discurso se disse constrangido dada as dificuldades na construção da obra, diante disso o governador brincou com o público dizendo que: “Parece que enterraram uma caveira de um burro ruim no lugar desse açude Ipu” por que ele nunca tinha visto uma obra para dar tanto problema e trabalho para ser iniciada. O governador garantiu que os recursos estariam sendo disponibilizado para a empresa realizar a obra e que a população continuasse cobrando da construtora a execução do trabalho. O governador Cid Gomes prometeu ajoelhar-se quando voltar a Itapajé para inaugurar esta obra que segundo ele tem o privilégio de realizar na sua gestão para resolver o problema de abastecimento de água do nosso município. No discurso também lembrou a construção da estrada que liga Tejuçuoca a BR 222 facilitando o acesso dos romeiros para Canindé e prometeu a construção da estrada que liga o município de Itapajé a Uruburetama que seria de fato a verdadeira estrada da banana. Ao terminar com o pronunciamento no centro de Itapajé o governador Cid Gomes seguiu com a sua comitiva para o distrito de camará e assunção para concluir com a inauguração da CE 168.

quinta-feira, 3 de março de 2011

AMEAÇAS A RADIALISTA EM ITAPAJÉ


A polícia civil e o Ronda do Quarteirão foram mobilizados na manhã desta quinta feira dia 03 de março para apurar ameaças sofridas pelo radialista e gerente geral da Rádio Atitude FM Rude Cascais. As ameaças foram proferias através de uma carta deixada na emissora.  O radialista Rude Cascais milita no rádio a mais de 24 anos e esta a pouco mais de dois meses em Itapajé. O portador da carta ameaçadora até a emissora foi identificado através do circuito interno de TV. O caso será registrado na delegacia e a pessoa identificada pelas imagens devera ser chamado para prestar esclarecimentos.

quarta-feira, 2 de março de 2011

ACIDENTE

Um grave acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira dia 02 de março na CE 168 Km 86 entre o distrito de camará e Itapajé, no inicio da ladeira, conhecido o local por "curva do Samuel". O caminhão modelo caçamba de placa HYQ 0360 era guiado por Claudenir Borges da Rocha de 26 anos que sofreu apenas escoriações, já o acompanhante identificado por Raimundo  Nonato de Sousa 59 anos conhecido por "Zé cantor" ficou por mais de 4 horas preso nas ferragens. O mesmo quebrou a perna direita e teve a perna esquerda completamente mutilada. O motorista informou para a policia que o veiculo teria perdido os freios e veio a tombar.  A demora no salvamento do homem preso nas ferragens se deu por que a policia local não autorizou que fosse mexido na caçamba, o que se deu apenas com a chegada do resgate do corpo de Bombeiros que foi solicitado da cidade de Sobral. Ao ser resgatado Raimundo  Nonato de Sousa foi levado para o hospital local de onde em seguida foi encaminhado para Fortaleza.

CONQUISTA

O município de Itapajé ganhou do governo do estado do Ceará na tarde desta quarta-feira dia 02 de março uma viatura do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia), a ambulância é equipada com equipamentos de primeiro socorros e com a mesma também esta disponível um motorista socorrista e um auxiliar de enfermagem, a nova viatura auxiliará e muito nos trabalhos das equipes médicas de Itapajé no sentido de salvar vidas.

terça-feira, 1 de março de 2011

MUDANÇAS


A gestão municipal sofreu três baixas significativas nos últimos dois dias. Na segunda-feira, dia 28, o diretor da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração) entregou o cargo alegando divergências com a direção da Autarquia Municipal de Trânsito. Nesta terça-feira, dia 1º, a secretária de Cultura, Esportes, Turismo e Juventude, Amanda Cruz anunciou publicamente seu desligamento da pasta. Para tanto Amanda Cruz alegou falta de condições de trabalho que não foram dadas pela gestão. Também nesta terça-feira, a secretária de saúde de Itapajé, Maria da Paz Gadelha Cruz foi demitida pelo prefeito Francisco Marques Mota. O gestor cedeu às pressões da oposição e da população no que diz respeito aos inúmeros problemas da saúde. Assume a pasta a farmacêutica Nerilene da Silva Neri.
Fonte: Departamento de Jornalismo da Atitude FM
Por Maikon Rios
Recebi a informação de uma assessora da secretária Maria da paz de que um dos motivos maiores de seu desligamento da secretaria de saúde seriam os problemas de saúde de sua mãe e que ela agora estará dando prioridade total a cuidar da mesma. A pasta agora esta sendo assumida pela Farmacêutica Nerilene da Silva Nery, de Fortaleza, mas as informações são de que ela estará estabelecendo residência aqui em Itapajé. A foto abaixo mostra a nova secretária que já realizou algumas reuniões na secretaria de saúde para conhecer os trabalhos da equipe.

TRAGÉDIA

A noite de domingo foi trágica para um grupo de pessoas que saía de uma igreja católica, na cidade de Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba (a 317Km de Fortaleza). Oito pessoas, a maioria pertencente a uma mesma família, foram atropeladas e mortas por um veículo Monza, placas BOK-9430, inscrição de São Paulo. As vítimas faziam parte de um grupo de, pelo menos, dez pessoas e caminhavam pela rodovia estadual CE-327, por volta das 20 horas. O acidente aconteceu no quilômetro 12, próximo à localidade de Guarani, entre os Municípios de Guaraciaba do Norte e Croatá. De acordo com a Polícia, cinco das oito vítimas morreram no local do acidente, duas a caminho do hospital e a última, quando recebia atendimento médico em uma das unidades de saúde daquela região. As pessoas que morreram foram identificadas como, Maria Leitão Veras, de 63 anos; Francisca Ivoneide Martins de França, 46; Cleciane Lima Sousa, 15; Raimunda Campos Paiva do Carmo, 62; Cícero Ribeiro do Carmo, 69; Micaele Marques do Carmo, seis anos; Luzia Pereira Vieira, 25; e Antônia Leila Martins Melo, 15, que morreu no hospital.  Ainda estão internadas na Santa Casa de Misericórdia, em Sobral, Joana D´arc Pereira Vieira e Bianca Vieira Ribeiro. Antônia Leila Martins, 16, foi encaminhada para o hospital de Tianguá, sendo submetida exame de ultrassonografia por conta de dores abdominais. Houve ainda fratura de fêmur. A Polícia acredita que o motorista atropelador, identificado como um comerciante de Guaraciaba do Norte, estava alcoolizado e fugiu do local para não ser preso em flagrante. O veículo envolvido no acidente foi abandonado e, segundo as investigações, o condutor viajava na companhia de outras pessoas que seriam familiares do comerciante. Dentro do carro, foram encontrados um prendedor de cabelo no banco do carona e uma sandália no banco de trás.

Fonte: Diário do Nordeste