Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2015

SEGURANÇA PÚBLICA EM ITAPAJÉ: POLÍTICOS DO MUNICÍPIO E OUTROS VOTADOS AQUI NÃO SE IMPORTAM COM AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO

A casta política de Itapajé e seus deputados deram na noite da última quarta-feira, dia 29, incontestável demonstração do mais completo desinteresse pela causa da segurança pública de nosso município. Convidados para participar de um foro sobre segurança pública no auditório da Atitude FM, secretários municipais, prefeito e os quatro deputados federais e estaduais mais votados pelo povo itapajeense nas últimas eleições não compareceram ao ciclo de debates. Os únicos políticos que justificaram a ausência foram o deputado federal Danilo Forte e o deputado estadual Ferreira Aragão. Os parlamentares alegaram conflito de agenda, pois já haviam assumido compromissos anteriores. Os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, Joaquim Noronha, Manoel Duca e os federais Domingos Neto, Gorete Pereira e José Airton não se dignaram a dar qualquer esclarecimento sobre suas ausências. No que diz respeito ao presidente da Assembléia Legislativa, Zezinho Albuquerque, sua assessoria havia informado previamente que sua participação no evento estava em sua agenda de compromissos, mas ele não compareceu. Além dos parlamentares, também não justificaram a ausência o prefeito Ciro Braga e suas secretárias municipais de saúde e educação. O único representante da gestão municipal a comparecer foi o secretário do Trabalho e Assistência Social Raimundo Lima. O presidente da Câmara, Francisco Cruz foi representado pelo assessor de comunicação do Legislativo, Tarcísio Ferreira. Também declinou do convite o presidente do Conselho Tutelar.
Apesar da ausência destes, as discussões se mostraram frutíferas e contaram com a participação, além de Raimundo Lima e Tarcísio Ferreira, do promotor Wander Timbó, do comandante da PM Capitão Marinho e do delegado da cidade Raul Tessius. No centro das discussões, a construção de uma Delegacia Regional no Município, que seria desmembrada da unidade regional de Itapipoca e passaria a responder por oito municípios da região, além da construção de um novo presídio e aumento de efetivo das polícias civil e militar. A proposta de criação da Delegacia Regional é uma iniciativa do gerente da rádio Atitude FM, Rudi Cascaes, anfitrião do encontro. Cascaes já teve a oportunidade de apresentar o plano à Secretaria de Segurança Pública em audiência intermediada pelo deputado Danilo Forte no ano de 2012. Naquela ocasião a viabilidade do projeto esbarrava na falta de efetivo da Polícia Civil. Desta vez a intenção dos membros do foro de segurança pública de Itapajé é apresentar a demanda concomitantemente à formação de novos inspetores, escrivães e delegados, que devem ser formar na Academia da Polícia Civil nos próximos meses.   
Durante o evento foi sugerido por um dos participantes que a falta de interesse político no projeto fosse substituída pelo apoio popular através da adesão da população mediante abaixo assinado. A proposta foi aceita e logo a Atitude FM iniciará uma campanha sobre o tema. Dr. Wander Timbó e Dr. Raul Tessius foram unânimes em afirmar que as pautas apresentadas têm viabilidade e se a campanha popular de apoio à segurança pública em Itapajé tiver êxito, chamará a atenção das autoridades estaduais.   
O prefeito Ciro Braga, que estava na cidade na noite da última quarta-feira, mas se furtou a assumir suas obrigações como gestor deste município, foi chamado pelo Governo do Estado a contribuir com a causa da segurança pública. No início deste ano a Secretaria Estadual da Justiça solicitou da Prefeitura a doação de um terreno para a construção de um novo presídio, mas o chefe do Executivo Municipal não deu demonstrações de que pretende se engajar na causa de um Itapajé mais seguro.  
Outros sugestões foram a apresentação dos números da violência em Itapajé à cúpula da Polícia Militar de modo a comprovar a necessidade premente de aumento do efetivo militar na cidade. Dr. Timbó citou como exemplo bem sucedido da mobilização popular em benefício da comunidade a implantação do programa Ronda do Quarteirão em Itapajé. A demanda nasceu de uma audiência no ano de 2009. Em 2010 o Governo do Estado, convencido da necessidade de aumento do reforço policial na cidade, determinou a implantação do projeto.
Rudi Cascaes sugeriu ainda uma parceria com a iniciativa privada para que sejam criados no município projetos sociais de apoio à juventude. O representante do foro solicitará à Secretaria de Educação dados estatísticos sobre número e faixa etária dos alunos da rede de ensino municipal para avaliar a demanda e colocar em prática a execução das propostas. Novos encaminhamentos devem ser dados em reuniões futuras pelos representantes do foro de segurança pública de Itapajé.
Por Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário