Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2016

ITAPAJÉ: SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA AO CONSELHO MUNICIPAL A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PRIMEIRO QUADRIMESTRE

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta terça-feira, dia 21, uma prestação de contas interna do primeiro quadrimestre deste ano referente aos gastos e receitas da saúde pública municipal. O foco da reunião, que ocorreu no CRAS Catão, foi apresentar os números aos colaboradores internos e ao Conselho Municipal de Saúde, órgão colegiado de controle social que tem caráter deliberativo e permanente. O CMS é formado por prestadores de serviço, representantes do governo, profissionais da saúde e usuários.
De acordo com a secretária de saúde, Karla Saraiva, que também é especialista em controle e auditoria interna, a situação do município é delicada. A gestão do prefeito interino Kelsey Forte assumiu um município endividado e que apresentava uma série de irregularidades. Apesar disso, o novo governo tem tentado solucionar os problemas de pagamentos com fornecedores para garantir o abastecimento ininterrupto de insumos da saúde pública.
De acordo com a secretária, haverá em breve, com data a ser marcada, uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores para apresentar à população o balanço das contas da saúde pública nos primeiros quatro meses deste ano. O evento será aberto ao público e a gestão municipal fará a divulgação prévia nas rádios locais, blogs, redes sociais e através de carros de som para garantir que toda a população itapajeense esteja ciente da importância de se fazer presente ao encontro. Karla assegurou que a atual gestão lançará mão de todos os mecanismos para garantir a maior transparência possível na aplicação dos recursos públicos.
Conselho Municipal de Saúde
A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cilene Silva avaliou como satisfatória a prestação de contas e elogiou a presença da secretária Karla Saraiva na reunião: “Anteriormente não existia sequer a presença da secretária nas nossas reuniões. A gente ficava demandando, demandando e tipo, é, tá falando para as paredes. Não tinha resolução dos casos trazidos e a gente ficava só na ‘falatória’, não tinha resolução. Agora, graças a Deus, com essa nova gestão, tudo caminha para o entendimento, para se resolverem as coisas dentro do conselho”, disse.  

Por Mardem Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário