Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CONFIRA 7 DOENÇAS QUE PODEM SER IDENTIFICADAS PELOS OLHOS

Os seus olhos transmitem muitas emoções e podem também, alertar sobre doenças de todo o tipo ao traduzir desequilíbrios do nosso organismo. Você sabia que um simples exame oftalmológico pode identificar sintomas de outras doenças? Alguns pacientes se queixam de dores nos olhos e outros sintomas e logo são encaminhados para exames mais complexos que podem diagnosticar uma doença. Confira a lista abaixo e fique alerta:
1 – HIPERTENSÃO
Quando a pressão arterial atinge níveis mais altos, é comum o surgimento de dores na nuca e tontura. Nos olhos, isto se reflete por veias mais tortuosas e artérias com brilho aumentado, além de sangramentos. A hemorragia subconjuntival, o famoso “derrame” no olho, em alguns casos pode ser devido a um pico de pressão. Os pacientes se assustam, mas não é um caso preocupante, por não causar conseqüências na qualidade visual.

2 – DIABETES
A visão embaçada associada a outros sintomas pode ser um indício de diabetes no corpo. Altos níveis de glicose no sangue podem alterar as paredes dos vasos no fundo dos olhos. Sem o devido tratamento, esse quadro pode levar a cegueira.

3 – ESCLEROSE MÚLTIPLA
É uma doença autoimune em que ocorre uma inflamação do sistema nervoso central. Tal inflamação pode alcançar o nervo óptico e o paciente chega ao consultório com visão borrada. O diagnóstico é comprovado por exames de imagem do cérebro.

4 – ROSÁCEA
É uma doença da pele em que vasos novos crescem e fazem aumentar a oleosidade o rosto. Esta oleosidade atinge a raiz dos cílios, causando um quadro de Blefarite recorrente.

5 – HIV
O vírus HIV pode enfraquecer o sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento de infecções oportunistas. Algumas delas são muito características como a inflamação de retina por citomegalovírus. Exames laboratoriais específicos são solicitados para fechar o diagnóstico.

6 – TUMOR CEREBRAL
O tumor é um crescimento incomum de um tecido. Dependendo da sua localização, pode causar a compressão de estruturas nobres, o que afeta a comunicação do cérebro com os olhos. Nestes casos, os pacientes chegam com queixa de perda de campo visual.


7 – ANEURISMA CEREBRAL
O aneurisma acontece quando a parede do vaso está enfraquecida e causa o alargamento do mesmo. Essa condição comprime as estruturas vizinhas e pode chegar aos nervos oculares.
UMA DICA DA ÓPTICA REDENÇÃO DE ITAPAJÉ - ATENDIMENTO COM OCULISTA TODOS OS SÁBADO A PARTIR DAS OITO HORAS DA MANHÃ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário